Na Gonçalsar cuidamos de si em todos os momentos da sua vida

 
 

Clínica Geral

Dra. Analila Cruz

O Médico de Clinica Geral é o Médico Especialista que trabalha na linha da frente do sistema de saúde, um generalista que aceita todas as pessoas que o procuram independentemente da idade, sexo ou doença, tendo como objecto o ser humano como um todo, abrange a toda a Medicina Geral, privilegiando a pessoa como um ser único e diferente de todos os outros. Concentra-se na prestação de cuidados primários.
Concentra-se na prestação de cuidados primários, preventivos e curativos, abrangentes, integrais e continuados, a indivíduos, famílias e suas comunidades. Constitui o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde.
Esta Especialidade associa conhecimentos médicos muito abrangentes com a arte de comunicar e devolve à relação médico-doente a humanização do atendimento que se perdeu com a ultra-especialização da medicina.
O Médico de Clinica Geral deve ter um vínculo forte com os seus pacientes antes mesmo deles adoecerem, prevenindo a doença, deve ser o primeiro médico a ser consultado, atende pessoas de todas as idades, de maneira continuada e integral e trabalha em equipe interdisciplinar com os outros Especialistas cujo suporte seja necessário.

Oftalmologia

Dra. Manuela Martins

A Oftalmologia é o ramo da medicina dedicada à estrutura, função e doenças da visão. Um Oftalmologista é um médico especialista que, além do curso de medicina e de um estágio no campo das ciências médicas em geral, realizou uma preparação específica no âmbito da oftalmologia.Fica assim capacitado para o tratamento médico e cirúrgico das doenças oculares.Um oftalmologista é um profissional qualificado para diagnosticar e tratar todas as doenças do sistema visual.

Medicina Interna

Dr. Martinho Fernandes e Dr. Carlos Miranda

A Medicina Interna é a especialidade médica que avalia o doente adulto no seu todo, tendo em conta a complexidade do organismo humano e a interação dos vários distúrbios que podem afetar o indivíduo. É da Medicina Interna que deriva a maioria das outras especialidades médicas (como a Cardiologia, Endocrinologia, Pneumologia, etc.) e o médico especialista é chamado Internista.
O médico Internista desenvolve a sua actividade no Hospital, sobretudo na Urgência hospitalar, Internamento e Consulta Externa.
O Internista é muitas vezes o primeiro contacto do doente que recorre ao Serviço de Urgência e é ainda o responsável pelo estudo e orientação inicial da maioria dos doentes hospitalizados.
O Internista diagnostica e trata desde as doenças mais frequentes (nomeadamente em doentes crónicos, polimedicados, com patologia cardíaca ou do foro respiratório) até às doenças raras ou mais complexas e com maior dificuldade diagnóstica. Muitos médicos internistas são ainda especializados em Emergência Médica. São sem dúvida os médicos peritos no diagnóstico diferencial (isto é, no estudo e diagnóstico das doenças e suas causas) e os mais preparados para lidar com o doente idoso.

Se:
- Não sabe atribuir as suas queixas a nenhum órgão/sistema específico,
- Tem queixas múltiplas e variadas,
- Sofre de várias doenças,
- É polimedicado,
- Já procurou outras consultas sem sucesso no diagnóstico

Recomendamos que procure a ajuda de um internista.

Pediatria

Dra. Catarina Lacerda e Dra. Ana Rute

A pediatria é o ramo da medicina que se especializa na saúde e nas doenças das crianças. Trata-se de uma especialidade médica que se centra nos pacientes desde o momento do nascimento até à adolescência, sem que exista um limite preciso que determine o final da sua validez.

Pediatria de Desenvolvimento

Dra. Paula Afonso

A Pediatria do Desenvolvimento é a área da medicina que se dedica ao diagnóstico e ao tratamento das perturbações do desenvolvimento e do comportamento das crianças. Está vocacionado para a caracterização diagnóstica, avaliação e intervenção em crianças com perturbações do desenvolvimento ou com risco de as vir a manifestar, nomeadamente:

- A Crianças com deficiências mentais
- A Crianças com perturbações do espetro do autismo
- A Crianças com hiperatividade e défice de atenção
- A Crianças com perturbações da linguagem e comunicação
- A Crianças com dificuldades de aprendizagem
- A Crianças com perturbações emocionais e do foro psicoafetivo
- A Crianças com alterações do comportamento
- A Crianças com dificuldades nas atividades diárias (alterações do sono, da alimentação e da autonomia)
- A Recém-nascidos de risco

Cardiologia

Dra. M. Lurdes Almeida

A Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que atingem o coração e o sistema cardiovascular. Tem igualmente um papel importante na promoção da saúde e na prevenção da doença cardiovascular.

Ortopedia

Dr. Renato Carvalho

A Ortopedia é a especialidade médica e cirúrgica que trata as doenças do aparelho locomotor, tais como lesões ósseas, articulares, dos tendões, dos músculos e dos nervos periféricos.

Otorrinolaringologia

Dr. Sérgio Martins

A Otorrinolaringologia é uma especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do ouvido, das fossas nasais e seios perinasais, da faringe e laringe, e da cirurgia da cabeça e pescoço (glândula tiroide, tumores das fossas nasais, laringe, faringe e cirurgia plástica facial).

Neurologia

Dr. Rui Labrusco

A Neurologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do Sistema Nervoso, nele se incluindo o cérebro, a medula, os nervos e músculos.O diagnóstico precoce e a possibilidade de agir preventivamente é o grande desafio da Medicina, e particularmente da Neurologia, especialmente perante o facto de que o envelhecimento da população torna previsível um aumento de patologia do foro neurológico.

Urologia

Dr. João Luis Vaz e Dr. Braço Forte

A Urologia é a especialidade médica e cirúrgica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho urinário em ambos os sexos e das doenças do aparelho genital masculino.

Pneumologia

Dra. Maria José Simões

A Pneumologia é a especialidade médica que diagnostica, trata e vigia a globalidade das doenças respiratórias inferiores (traqueia, pulmão e pleura).

Psiquiatria

Dra Ana Margarida Batista

Especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas mentais, emocionais ou comportamentais.

Cirurgia Vascular

Dra Ana Evangelista

Especialidade vocacionada para o tratamento médico e cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.

Cirurgia Geral e Digestiva

Dr. José Luis Nunes

A Cirurgia Geral é a especialidade base de toda a Cirurgia, da qual derivaram as diversas especialidades cirúrgicas. É a especialidade que se dedica ao tratamento cirúrgico de doenças de vários órgãos e sistemas, como as doenças oncológicas do aparelho digestivo, endocrinológicas, metabólicas ou da obesidade e defeitos anatómicos como as hérnias, utilizando técnicas de abordagem clássicas ou minimamente invasivas como a laparoscopia.

A Cirurgia Geral é a especialidade base de toda a Cirurgia e de onde nasceram as diversas especialidades cirúrgicas. De facto, no início do século passado a Cirurgia Geral abarcava todas as técnicas cirúrgicas que eram praticadas na época. Com o evoluir do conhecimento e da técnica foram surgindo as diversas especialidades cirúrgicas.

Atualmente, esta especialidade envolve o tratamento cirúrgico das seguintes áreas:
Patologia digestiva, nomeadamente do foro oncológico;
Doenças endócrinas e metabólicas, de que são exemplos a patologia da glândula tiroideia, a obesidade mórbida e a diabetes.

Defeitos anatómicos como as hérnias da parede abdominal.

Cirurgia Geral/Proctologia

Dr. Eduardo Xavier

A Cirurgia Geral é a especialidade base de toda a Cirurgia, da qual derivaram as diversas especialidades cirúrgicas. É a especialidade que se dedica ao tratamento cirúrgico de doenças de vários órgãos e sistemas, como as doenças oncológicas do aparelho digestivo, endocrinológicas, metabólicas ou da obesidade e defeitos anatómicos como as hérnias, utilizando técnicas de abordagem clássicas ou minimamente invasivas como a laparoscopia.

A Proctologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das afecções que acometem o trato digestório terminal, compreendendo os seguintes órgãos: cólons, reto e ânus. Assim, podemos denominá-la também de Colo-proctologia. Dentre as principais doenças que acometem esses segmentos anatômicos, encontramos, por exemplo, desde entidades orgânicas como os tumores e as doenças hemorroidárias, até condições funcionais como a constipação (prisão de ventre) e a síndrome do intestino irritável.

Dermatologia

Dra. Joana Cabete

Dermatologia é a especialidade médica que tem como objetivo o tratamento do maior órgão humano, a pele. A especialidade engloba ainda doenças causadas em seus anexos: como cabelos, unhas e mucosas, além do tecido subcutâneo (tecido gorduroso).

Ginecologia/Obstetrícia

Dra. Vera Sousa

Trata-se de uma especialidade médica e cirúrgica que engloba duas importante áreas da saúde da mulher:

A Ginecologia, centrada na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças benignas e malignas do aparelho reprodutor feminino.
A Obstetrícia, que garante o acompanhamento da mulher durante a gravidez, tendo como objetivo um parto bem-sucedido.

Fisioterapia

Terapeuta José Miguel

A Fisioterapia atua na recuperação, reeducação, reabilitação e prevenção de incapacidades originadas por disfunções físicas, do foro funcional músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, e disfunções psíquicas, com o objetivo de desenvolver a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos indivíduos.A sua intervenção centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo. Utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas técnicas manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

Medicina Dentária

Dra. Filomena Santos e Dra. Vera

Medicina Quântica

Dra. Vera Gamas

Medicina Quântica é uma ferramenta terapêutica e de diagnóstico bastante útil e precisa, que tem a vantagem de ser indolor e isenta de efeitos secundários, sendo também bastante útil quando aplicada aos bebés e às crianças pela dificuldade que estas têm em expressar os seus sintomas.

Na Medicina Quântica conseguem-se resultados positivos em variadíssimos quadros clínicos, nomeadamente:

• Doenças degenerativas
• Doenças duto-Imunes
• Doenças inflamatórias
• Problemas emocionais

A Medicina Quântica está assente nos princípios da Física Quântica, que comprova que tudo no universo vibra a uma frequência única e individual, inclusivamente o ser humano.

Através desta nova tecnologia, podemos registar as frequências emitidas pelo organismo, ao nível celular e emocional, e compará-las com uma base de dados onde constam os valores que correspondem a frequências de normalidade e equilíbrio de um ser humano saudável.

Nutrição

Dra. Susana Gomes

O Nutricionista é o profissional de saúde que desenvolve funções de estudo, orientação e vigilância da alimentação e nutrição, quanto à sua adequação, qualidade e segurança, em indivíduos ou grupos, na comunidade ou em instituições, incluindo a avaliação do estado nutricional, tendo por objectivo a promoção da saúde e do bem-estar e a prevenção e tratamento da doença, de acordo com as respectivas regras científicas e técnicas.

Psicologia

Dra. Fernanda Coelho e Dra. Cátia Madeira

A Psicologia é uma ciência, que utiliza o método científico, técnicas próprias, sem recorrer a medicação, com psicopatologias devidamente diagnosticáveis, em que as perturbações são avaliadas através de instrumentos previamente validados, específicos e mensuráveis, e intervencionadas através de técnicas validadas cientificamente.

Terapia da Fala

Terapeuta Ana Filipa Mateus

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada). O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.

Terapia Ocupacional

Dra. Vânia Nepomuceno

Tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho das pessoas em qualquer fase da vida através do envolvimento em atividades significativas, com o objetivo de lhes proporcionar o seu máximo nível de funcionalidade e de independência nas ocupações em que desejam participar.


O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho nas atividades; identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de atividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela sua condição de saúde.